Autoridades Municipais criam protocolo de segurança escolar em Taquaritinga

Compartilhe esta notícia:

Secretário da Educação e gestores escolares discutem medidas para garantir a segurança nas unidades escolares municipais e fomentar a Cultura de Cidadania e Paz.

Na manhã do dia 14 de abril de 2023, a Administração Municipal, preocupada com as matérias veiculadas nos últimos dias em relação à segurança nas escolas realizou produtiva reunião de trabalho para deliberações e orientações sobre a segurança nas unidades escolares. O encontro, conduzido pelo Secretário Municipal da Educação, Helder de Carvalho, contou com a presença do Vice-prefeito, Luiz Fernando Coelho da Rocha, dos diretores das escolas, das creches municipais e dos membros do Conselho Municipal da Educação.

Na pauta, a segurança nas escolas municipais. Foi decisiva a contribuição dos gestores escolares em relação ao que eles têm observado na rotina escolar e também sobre os desafios enfrentados na missão de educar.

Após breve relato sobre a situação em que se encontram as unidades escolares municipais, bem como a apresentação e análise de evidências que motivaram a violência nas escolas nos últimos 22 anos em todo o Brasil, houve entendimento unânime da necessidade de tranquilizar a população, a comunidade escolar e, principalmente, os alunos, os pais e responsáveis.

Por tratar-se de matéria de Segurança Pública, foi comentado sobre os esforços empenhados e o acompanhamento das Inteligências das delegacias especializadas em crimes cibernéticos das Polícias Federal e Civil, no intuito de coibir ameaças e publicações falsas na internet.

Ficou definido que as unidades municipais utilizarão a “linha direta”, disponibilizada por aplicativo específico criado pela Polícia Militar do Estado de São Paulo para comunicação de quaisquer ocorrências suspeitas. Também foi anunciada a criação do “Protocolo de Segurança Escolar de Taquaritinga”, cujo enfoque principal é fomentar a Cultura de Cidadania e Paz nas unidades escolares. Tal protocolo define, ainda, eventuais ações imediatas e procedimentos de prevenção e repreensão de quaisquer atos de violência e ameaças que possam ocorrer no âmbito escolar.

Compartilhe esta notícia: